FIES 2020: Inscrições FIES, Adiantamento, Resultado

É fato de que após a realização do ENEM, todos os estudantes que prestaram a provam ficam ansiosos para conseguir uma tão esperada vaga. Um dos recursos mais utilizados para a realização desse sonho, é o FIES 2020. Para que você possa participar do programa FIES 2020, continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o FIES!

FIES 2020 Inscrições

FIES 2020 Inscrições

Conheça o FIES 2020 

FIES é um Fundo de Financiamento Estudantil do qual tem como seu maior objetivo financiar todo o período de estudos de uma pessoa em uma instituição de ensino superior com o menor juros possível.

Devido ao grande número de jovens que todos os anos participam do ENEM e que infelizmente acabam não conseguindo uma vaga em uma das universidades públicas espalhadas pelo Brasil, seja ela Federal ou Estadual.

O Governo Federal decidiu abrir mais um de seus programas que auxiliam jovens e adultos a entrarem no ensino superior da maneira mais confortável possível, sem que esses estudantes acabem em dívida.

Basicamente o FIES 2020 é um projeto de financiamento estudantil onde o curso escolhido pelo estudante é pago em quase toda a sua totalidade pelo programa FIES.

E no fim do curso, o estudante deve devolver o dinheiro utilizado para pagar o seu curso para o Governo com a menor taxas de juros possível estabelecida pelo programa.

Dando assim uma verdadeira oportunidade para que os jovens possam adentrar no ensino superior em uma universidade particular mesmo que não possuam condições financeiras no momento.

Para que após a sua formatura quando estiver formado e empregado, poder fazer a devolução do financiamento de forma calma e gradual.


Quem pode se candidatar ao FIES 2020?

Antes de tudo, é preciso que o estudante que deseje ingressar no programa FIES 2020 inscrições preste atenção em alguns fatores muito importantes, pois para poder receber esse auxílio, são necessários alguns requisitos.

Para poder se candidatar a uma das vagas oferecidas pelo FIES 2020 inscrições, o candidato deve obedecer e se encaixar em alguns requisitos básicos exigidos tanto pelo programa FIES 2020 quanto pelas instituições de ensino superior.

Veja a seguir quais são esses requisitos mínimos exigidos para se tornar um beneficiário do FIES 2020:

  • É preciso que o estudante tenha realizado qualquer uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir de 2010;
  • Ter como média aritmética no ENEM de pelo menos 450 pontos ou mais dentro das 4 áreas do conhecimento abordados no exame;
  • Não pode ter em hipótese alguma zerado a redação do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM;
  • É preciso ter uma renda familiar mensal bruta de até 5 salários mínimos;
  • Em alguns casos de curso a instituição limita o financiamento em até 3 salários mínimos mensais na família o candidato.

Se você se encaixa em todos os requisitos e exigências listados acima, você pode participar do programa inscrições financiamento FIES 2020 sem demais problemas futuros.

Quem não pode participar do FIES?

Confira abaixo, alguns motivos que podem impedir a participação no FIES:

  • alunos que possuem matrícula acadêmica trancada com todas as disciplinas no momento da inscrição;
  • que já participaram do Fies;
  • que tenham inadimplência com Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • alunos em curso/habilitação/turno diferente à bolsa parcial ProUni;
  • candidatos que possuem reanda familiar inferior ao valor da mensalidade do curso a ser financiado.

Cursos mais procurados no FIES 2020

Com o grande número de estudante que acabam não conseguindo entrar em uma universidade pública e acabam buscando programas de incentivo de ensino superior como PROUNI e FIES 2020 inscrições.

Os cursos acabam sendo bastante concorridos, o que faz com que o número de vagas também acabe não sendo suficiente para todos os candidatos.

Veja abaixo uma lista com os cursos mais procurados do FIES 2020:

  • Medicina;
  • Design de Games;
  • Gestão de Cooperativas;
  • Direito;
  • Eng. Aeronáutica;
  • Odontologia;
  • Nanotecnologia;
  • Ciências Econômicas;
  • Arquitetura;
  • Design;
  • Eng. Química.

Entre vários outros cursos que são oferecidos pelo FIES 2020 inscrições que anualmente pode mudar a lista de mais procurados!


Vantagens de participar do FIES 2020

Para você que está pensando se deve ou não participar da FIES 2020 inscrições, existem alguns benefícios e vantagens que o beneficiário do FIES obtém. Talvez essas vantagens sejam o que você precisa para entrar finalmente na universidade.

Veja abaixo uma lista de vantagens oferecidas pelo FIES 2020 inscrições a seus estudantes beneficiários:

  • Neste 2020 o FIES irá abaixar a sua taxa de juros aos alunos que mais precisam desse financiamento, ou seja, para aqueles alunos que possuem uma baixa renda, a porcentagem da taxa do FIES será menor;
  • Um maior prazo para o pagamento do seu curso, se preocupando de fato em paga-lo, apenas depois de se formar na faculdade;
  • Uma maior transparência com as informações e com os parâmetros de reajuste das mensalidades;
  • Uma maior liberdade do estudante sobre o financiamento com a implementação de um comitê gestor interministerial.

Dessa forma, para os estudantes que entrarem na universidade privada como beneficiários do FIES 2020 inscrições, esses poderão frequentar o curso tranquilamente sem preocupação de pagamentos enquanto estiver estudando.

Só precisando pagar a sua própria faculdade depois que estiver formado e empregado, dando assim uma real chance de se formar e conquistar a sua vaga no mercado de trabalho.


Cronograma FIES 2020

Para realizar as inscrições do FIES, é preciso que os candidatos fiquem sempre atento ao cronograma FIES 2020

Embora essa datas ainda não tenham sido divulgadas, confira abaixo as que foram estabelecidas para a edição anterior do FIES 2020:

  • Início: 05 de fevereiro;
  • Encerramento: 12 de fevereiro.

Modalidades do FIES 2020

FIES 2020 inscrições possui 3 diferentes tipos de modalidade de financiamento estudantil para os estudantes que prestaram o ENEM e agora querem por meio do FIES 2020 entrarem em uma universidade privada.

Estes 3 tipos são diferentes uns dos outros, porém semelhantes em alguns quesitos.

Veja abaixo as três modalidades de financiamento do FIES 2020:

Modalidade I

Esta modalidade é destinada para ofertar vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos.

Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

Modalidade II

Esta modalidade é destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Modalidade III

 Esta modalidade é destinada para todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES. Assim como a modalidade II, está será destinada para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.


Diferença entre as modalidades FIES 2020

A primeira forma de modalidade do FIES é ofertada diretamente pelo Governo Federal aos estudantes. Sendo assim, de responsabilidade do Governo arcar com todas as despesas que possam aparecer de matrícula, mensalidade e re-matrículas.

Nesta modalidade o estudante paga uma pequena porção mensal que pode variar de curso para curso, porém geralmente esse valor fica com algo em torno do R$ 100 reais mensais. Oferecendo um juros final abaixo e todas as médias brasileiras.

Já a segunda e terceira modalidade são oferecidas ao estudante não pelo Governo Federal, mas por instituições financeiras ou até mesmo pela própria universidade que o estudante deseja ingressar.

Dessa forma, tanto a primeira quanto a segunda modalidade consegue ainda pegar recursos públicos, assim baixando significativamente o preço de seus juros, deixando menor do que o preço de mercado padrão. Porém, ainda maior do que a da primeira opção.


FIES 2020 Inscrições

Para poder participar do FIES 2020 inscrições, o candidato pode fazer todo o processo em casa, sem precisar ir para lugar algum, tudo é feito de forma 100% online.

Veja abaixo como fazer a sua inscrição:

1º Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)

O primeiro passo que o estudante deve tomar para efetuar a sua inscrição, consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção), clique aqui, e informar os dados solicitados.

No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema.

Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro.

A partir daí o estudante acessará o FIES 2020 Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

2º Passo: Inscrição no SisFIES

O estudante que for pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

3º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino.

O prazo para isso é de até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

4º Passo: Contratação do financiamento

Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es). Deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Documentos para matrícula FIES

Além das documentações exigidas pela faculdade, veja alguns documentos FIES 2020 que são cobrados:

  • Documentos de identificação com foto para todos os membros familiares (RG, CNH, carteira de trabalho, etc);
  • Comprovantes de Residência (conta de água, luz ou telefone);
  • Comprovantes de Rendimentos (contracheque, extrato bancário, declaração de importo de renda, etc).

Lembrando que para os comprovantes de rendimentos, deverão está atualizados conforme a função de cada componente familiar.


Adiantamento FIES 2020

O adiantamento do FIES 2020 nada mais é do que a renovação do contrato por parte do estudante, do fiador (caso tenha), a instituição de ensino e o órgão que está financiando todo o curso.

O adiantamento geralmente é liberado após o termino de novos contratos, sendo feito no próprio site do FIES.

Veja abaixo um passo a passo de como fazer o adiantamento do FIES 2020:

  • Primeiro acesse o site oficial do FIES 2020, ou clique aqui para ser redirecionado para a página;

FIES 2020 inscrições

  • Após isso, clique no botão onde diz “Adiantamento de Contrato”;
  • Ao abrir a nova janela, informe o seu CPF e senha já cadastrados por você no FIES;

FIES 2020 inscrições

  • Pronto, você terá acesso a todas as informações disponíveis de como você fará o adiantamento do seu contrato FIES.

Lembrando que este procedimento só é feito duas vezes ao ano, uma me janeiro e outra em julho, podendo ser prorrogadas até no máximo 1 mês posterior (fevereiro e agosto respectivamente).

Caso o estudante não realize o adiantamento do FIES, este estará fora do financiamento e não poderá mais ser matriculado naquele período na faculdade, tendo que esperar que o próximo abra em 6 meses.

Por tanto, não perca a chance de fazer o adiantamento de forma alguma.


Resultado FIES 2020

O resultado do FIES 2020 está cotado para ser divulgado logo no início de março, por volta do dia 10 do terceiro mês do ano.

Esse resultado servirá tanto para os novos beneficiários da Modalidade I, quanto para os beneficiários das Modalidades II e III.

Os estudantes universitários que já foram bolsistas do PROUNI e querem entrar em uma universidade privada utilizando o FIES 2020 inscrições, é possível sim, e estes alunos em especifico podem conseguir um financiamento total de até 50% do valor total do curso que escolherem.

ATENÇÃO: se você deseja entrar em uma universidade privada utilizando o FIES, mas já está em outra utilizando o programa PROUNI, você será automaticamente bloqueado quando estiver tentando fazer o seu cadastramento.

Pois o FIES aceita apenas 1 tipo de faculdade por vez e para isso o estudante deve estar cursando nenhuma até o momento de sua inscrição no programa.

FIES 2020 inscrições

Lista de espera FIES 2020

Não conseguiu a aprovação logo após o resultado FIES? Saiba que é possível aguardar a lista de espera FIES 2020!

Diferente de outros programas, a lista de espera do FIES é feita de forma automática com os que sobraram. Ou seja, não é necessário realizar uma inscrição. 

O resultado é informado pelo site do FIES 2020, o oficial do programa!


Portal SisFIES 2020

É por meio do portal SisFies 2020 que você estará realizando todos esses procedimentos para se tornar um beneficiário do programa.

Sendo assim, é de extrema importância que você saiba utilizá-lo! Clique aqui e veja detalhes.


Notas de corte FIES 2020

Não diferente de outros programas de inclusão no ensino médio como o PROUNI e SISU, o FIES 2020 inscrições também possui uma nota de corte para todos os seus cursos.

Essa nota de corte FIES 2020 funciona como um filtro, onde os candidatos que se cadastrarem no programa devem possuir uma média geral do ENEM acima da média exigida para o seu curso.

A nota de corte do FIES pode variar de curso para curso e de universidade para universidade. A determinação da nota de corte do FIES 2020 se dá pelo número de pessoas que se candidatam aos cursos.

Sendo assim, a mesma nota de corte para o curso de Engenharia eletrônica por exemplo em Goiás poderá ser pouco ou até bastante diferente de uma vaga do mesmo curso em uma universidade do Ceará.

Veja abaixo as principais notas de corte dos cursos oferecidos pelo FIES 2020:

CURSO INSTITUIÇÃO CIDADE / ESTADO NOTA
DESIGN DE GAMES Anhembi Morumbi SÃO PAULO – SP 775,86
GESTÃO DE COOPERATIVAS CESURG SARANDI – RS 766,86
DIREITO PUC-SP SÃO PAULO – SP 765,62
ENG. AERONÁUTICA  FUMEC BELO HORIZONTE – MG 760,54
ODONTOLOGIA  UNIRP SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP 759,1
NANOTECNOLOGIA PUC-RJ RIO DE JANEIRO – RJ 755,36
CIÊNCIAS ECONÔMICAS PUC-RJ RIO DE JANEIRO – RJ 751,86
ARQUITETURA  C. Univ. Toledo ARAÇATUBA – SP 749,04
DESIGN C. Univ. Senac SÃO PAULO – SP 745,38
ENGENHARIA QUÍMICA PUC-MG BELO HORIZONTE – MG 741,16
MEDICINA MG FAC. DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA Juiz de Fora 831,04

 

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 22

FIES 2020: Inscrições FIES, Adiantamento, Resultado

Adicionar Comentário